Aprender a distinguir e a identificar é o primeiro passo para se poder proteger e conservar a biodiversidade.

O grande objetivo do jogo “À Descoberta dos Polinizadores” é criar curiosidade e empatia por estes pequenos animais selvagens que podemos encontrar tão facilmente nas hortas, parques e jardins e ensinar como os podemos proteger e conservar.

O jogo decorre sobre um tapete de cerca de 4 por 5 metros, com profusas ilustrações coloridas e uma abordagem do tipo “jogo da glória”.

As próprias crianças circulam como peões e têm de responder a diversas perguntas de conhecimento e fazer mímicas. O jogo pode ser dinamizado por turma, com apoio de um docente, auxiliar ou animador, dividindo o grupo em 4 equipas.

Ganha a equipa que chegar mais depressa à casa de “Chegada”. Para tal, além de acertar nas respostas às questões que vão saindo, vai precisar de alguma sorte no lançamento de um grande dado, para avançar mais casas e para não cair nas casas de penalização.

turma a preparar-se para jogar

O jogo “À Descoberta dos Polinizadores” é uma oferta do projeto aos dois agrupamentos escolares do Concelho de Amarante, devido à colaboração da Quercus na realização de um Plano de Ação para os Polinizadores para o Município de Amarante.

Foram realizadas, a 15 de Dezembro de 2021, duas ações de dinamização do jogo no concelho de Amarante:

  • na EB1/JI do Barracão (pertencente ao AE de Amarante), envolvendo diretamente 18 alunos.
  • na EB1 Luís Van Zeller Macedo (pertencente ao AE Amadeo de Souza-Cardoso), envolvendo diretamente 26 alunos presenciais e 2 online.

Nesta ocasião, em representação da Câmara Municipal de Amarante, estiveram presentes António Ribeiro, Vereador da Educação e Adriano Santos,  Vereador do Ambiente.


O jogo ficará também disponível para as escolas da Área Metropolitana de Lisboa e Área Metropolitana do Porto.

Se gostaria de ver o jogo “À Descoberta dos Polinizadores” dinamizado na sua escola, contacte-nos através do formulário de contacto ou pelo email polinizadores@quercus.pt