O projeto “Polinizadores ON” — ON com duplo significado de “ativos” e também em abreviatura de “Obreiros da Natureza” —pretendeu complementar e reforçar o trabalho realizado pela Quercus desde 2015 no âmbito da campanha “SOS Polinizadores”.

Para tal, foram produzidos vários recursos didáticos, audiovisuais e digitais com vista a esclarecer e sensibilizar os cidadãos em geral e o público escolar em particular para a relevância dos insetos polinizadores, nomeadamente os polinizadores selvagens.

Os outputs produzidos focaram-se sobretudo em três vertentes: 1) dar a conhecer os principais insetos polinizadores em Portugal, para além da abelha-melífera; 2) divulgar as ameaças e as pressões ambientais a que estão sujeitos e 3) explicar o que é que os cidadãos podem fazer para a sua proteção.

Na componente escolar, o projeto desenvolveu o jogo da glória À Descoberta dos Polinizadores, que começará a ser dinamizado nos Agrupamentos de Escolas do concelho de Amarante e, posteriormente, será promovido em escolas por todo o país.

O Projeto
Make-of do Minuto Verde
e dinamização do jogo nas escolas

Foram também produzidos cinco vídeos em animação gráfica de curta duração, clarificando questões centrais sobre os insetos polinizadores; em paralelo, foram produzidos e emitidos cinco episódios da rubrica Minuto Verde que a Quercus apresenta na RTP1 diariamente.

Muitos dos conteúdos divulgados nestes formatos são transversais ao Guia Prático Cidadãos para a Conservação dos Polinizadores, uma publicação da Comissão Europeia que a Quercus traduziu e promoveu no âmbito deste projeto. Todos estes conteúdos têm vindo a ser amplamente promovidos através das redes sociais da Quercus e ficarão disponíveis neste mesmo website e no site oficial da Quercus.

O presente projeto foi desenvolvido entre julho e dezembro de 2021, tendo sido financiado pelo Fundo Ambiental no âmbito do Aviso n.o 6106/2021 – Apoiar uma nova cultura ambiental, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 — Proteger a vida terrestre.